O ácido láurico é conhecido por fornecer proteção para o bebê contra micróbios nocivos, junto com os ácidos cáprico e caprílico, presentes no leite materno e no óleo de coco virgem. Eles são responsáveis por eliminar os germes, bactérias e fungos.
O leite materno contêm ácidos graxos de cadeia média e funcionam beneficiando o sistema imunológico dos bebês a se defender adequadamente. O sistema imunológico é fortemente auxiliado pelas qualidades antibacterianas, antivirais, antifúngicos, e antiparasitárias dos componentes existentes no leite materno e que também existem no óleo de coco.
O óleo de coco auxilia a absorção dos nutrientes provenientes da alimentação diária, em especial os minerais magnésio e cálcio, algumas das vitaminas do complexo B, vitaminas A, D, E, K, beta-caroteno, e alguns aminoácidos. Esta é a razão por que o óleo de coco ser recomendado contra a desnutrição entre as crianças, pois ele auxilia na melhoria da absorção das vitaminas e mineral ingeridos.
Em um estudo realizado entre crianças pré-escolares desnutridos nas Filipinas, o óleo de coco mostrou-se superior ao óleo de soja como suplemento. Crianças que fizeram uso do óleo de coco tiveram ganho de peso mais rápido além de aumento nos níveis nutricionais, já o outro grupo ficou para trás no ganho de peso e níveis de nutrição. Foi concluído com isso que o óleo de coco equilibra o metabolismo auxiliando o mesmo a atingir um nível ótimo de eficiência.
De fato, sem essas gorduras saturadas de cadeia média são únicas, e sem elas qualquer criança iria se tornar altamente suscetível a uma infinidade de doenças infecciosas.
Óleo de coco traz apenas benefícios. Utilize-o no seu dia a dia!